quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aulas de Capoeira na EE Paulo Delício



CAPOEIRA

Levando-se em consideração as orientações sobre os conteúdos do 1º bimestre escolar para as aulas de Educação Física do ciclo II do Ensino Fundamental e os grandes eixos de conteúdos da educação física escolar, resumidos e expressos no jogo, esporte, ginástica, luta e atividade rítmica, desenvolveu-se nas aulas das 8ªs séries atividades relativas à capoeira.
À capoeira, atribuem-se característica do jogo, do esporte, da dança e da luta, e no seu próprio interior possui ao menos duas manifestações que se distinguem em alguns aspectos – a capoeira angola e a capoeira regional.
É uma manifestação tipicamente brasileira, foi criada no Brasil por escravos vindos da África e tem grande importância histórica e cultural.
Durante as aulas foram desenvolvidos os seguintes conteúdos: processo histórico, movimentos característicos, ritmos e gestos, os instrumentos utilizados, o ritual da roda e a diferença entre a capoeira angola e a regional.
Também foram desenvolvidas as habilidades que são: identificar e relacionar informações e conhecimentos referentes à arte; criar e elaborar possíveis movimentos e associá-los à capoeira; compreender o processo histórico; identificar os movimentos característicos; identificar costumes e elementos ritualísticos: identificar e adaptar instrumentos utilizados em uma roda de capoeira; identificar a diferença entre a capoeira angola e regional.
Houve a participação nas aulas de um monitor e ex-aluno da escola “Paulo Delicio”, o que tornou as aulas mais dinâmicas.
Foi finalizado com uma roda de capoeira realizada na quadra da escola sob o comando de um professor de capoeira (e também ex-aluno da escola) e com a participação das quatro 8ªs séries do ensino fundamental + ensino médio.
A atividade foi um sucesso, pois houve a participação efetiva dos alunos nas pesquisas e nas atividades práticas.

Obs: O professor e o monitor de capoeira têm autorização do CREF para realizarem suas atividades.

Nenhum comentário: